quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Lenda da cobra que mama!

Gente achei impressionante esse causo e preciso desabafar.... Hoje na hora do almoço aqui da ong, falavamos de várias coisas, entre os assuntos, causos populares... eis que escutei uma fantástica história sobre a cobra que mama, e a pessoa que me contou jura de pé junto que aconteceu com sua avó!

Segue o causo....

"Minha avó ficou cega quando levou um bote da cobra do leite."

Eis que eu balanço a cabeça e falo: " COMO É QUE É????????????" "Juro mesmo Grazi, minha vó estava amamentando o nene de noite quando isso aconteceu...essa cobra é safada, pois a mulher está sonolenta e amamenta de olhos fechados, ela se aproxima põe sua cauda na boca do bebê para ele não chorar e mama no peito da mãe e uma noite minha vó abriu os olhos e viu a cena foi quando se assustou e levou o bote da cobra e a cegou..."

Achei a história super interessante e resolvi pesquisar no google... segue o que achei...

“Uma serpente, de aproximadamente 8 metros, entra na casa de uma mulher, que deu a luz a poucos meses e ainda amamenta a criança. Essa cobra só entra de noite, enquanto a mãe dorme com a criança no colo. Com a cauda, a cobra tapa a boca da criança, para que a mesma não chore, e vai a procura do seio da mãe a fim de tomar o leite. A mãe adormecida, pensa que é a criança que esta mamando e não se dá ao trabalho de de se levantar. Passado algumas semanas a mãe começa a perceber que o filho está desnutrido e não sabe por que pela manhã seu filho chora de fome se foi amamentado durante a noite. Essa rotina segue por dias, até que em uma noite o marido, chegando de viagem, se depara com a cena e mata a cobra a pauladas. Ao esmagar a cobra, o leite que a mesma ingeriu se espalha pelo piso, mostrando que a cobra estava a mamar a muito tempo.”

Desvendando o mito....

"Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação. A dentição, a língua e a estrutura da boca das cobras não permite o ato da sucção. Por essas razões seus instintos não fazem ir a procura do leite.
As cobras possuem uma camada de tecido adiposo (gordura) entre os músculos e a pele, camada essa que serve de reserva de energia. Essa camada é esbranquiçada, muito semelhante ao leite coalhado.
A lenda surgiu a muitos anos quando um homem ao chegar na sua casa vê uma cobra ao lado da cama de sua esposa que a pouco tempo havia dado a luz e ainda amamentava a criança. Matando a cobra com uma madeira, o pai viu se espalhando pelo assoalho a camada de gordura presente no corpo da serpente. Ao ver aquilo acredita que seja o leite bebido pela cobra, que coalhou no corpo dela. Associando esse fato a desnutrição da criança, chegou-se a conclusão de que a cobra estava bebendo o leite materno todas as noites."


ADOREI A HISTÓRIA..... escutei outro "causo" hoje muito bom também.... mas esse eu só conto amanhã!!!!!!!!!!

37 comentários:

  1. Olá
    Em "Mar de Pão", há uma passagem assim:
    ...
    E o Chico assim faz, por uns instantes, como se apenas quisesse localizar a sua companheira. Há dias é que ficaram de luz acesa, por causa dum malvado escarapão, que se esgueirou pela janela do quarto, no momento breve em que o Chico acendeu o candeeiro da banquinha, ficando na dúvida se o bicho entrou ou se saiu. Foi a Miraldina que, nessa noite , não deixou o Chico apagar a luz e fizeram uma vela pegada até ao nascer do sol . Por mera precaução, respeito, também, pois ambos sabem por ouvir contar, que não se trata de cobra de veneno e o mal que faz está longe de os afectar: dizem os mais velhos que o escarapão se introduz nos lençóis das mulheres lactantes e, enquanto suga o peito da mãe, mete a ponta do rabo na boca da criança, de modo a que a mãe julgue ser o filho quem mama e o bebé se iluda chupando.
    ...
    Saudações,
    João de Sousa Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal,é verdade mesmo ,minha vo me falou que enquanto ela mama em alguns instante,a criança não consegue chora,por causa do cabo que vai até a garganta.

      Excluir
    2. Oi,muito curioso este caso.mais é verdade ,enquando a cobra mama em estantes a cobra afunda mais ainda o cabo na boca da criança inpedindo ela chora ,mais não machuca...

      Excluir
    3. O fato que vou narrar realmente aconteceu a 55 anos e até hoje minha mãe conta, com testemunho de meu pai que matou a cobra e minha tia que estava em nossa casa naquela noite e presenciou o fato.
      Mamãe conta que certo dia eu ainda recem nascido com cerca de 4/5 meses, estava emagrecendo embora mamasse todas as noites antes de dormir, e o interessante é que os dois peitos amanheciam vazios e eu mamava só em um, minha mãe ficou curiosa. Certo dia uma comadre dela contou que uma pessoa vizinha de fazenda comentou que pegou uma cobra mamando em seu seio, então minha mãe ouvindo aquilo observou que as reações que ela sentia eram as mesmas narradas ou seja, os dois seios vazios quando deveria ser apenas um e o meu emagrecimento, então pasou a ficar atenta. Moravamos no interior de Minas Gerais em uma casa de madeira e alvenaria daquelas que as paredes não chegam até o teto, certo dia após já estar sonolenta quase dormindo,a lamparina estava acesa no canto do quarto, eis que aparece no alto da parede, a danada da cobra, veio descendo apressada pelo canto da parede quando minha mãe acordou e gritou para o meu pai, olha a cobra vindo então meu levantou rápido e pegou um pedaço de madeira que estáva ao pé da cama pois já esperavam a cobra, deu-lhe duas pauladas matando-o e em consequencia escoou leite de seu interior. Após o ocorrido nunca mais mamãe sentiu seus seios vazios e eu voltei a me alimentar adequadamente.
      Sei que é uma história dificil de acreditar mas isso aconteceu comigo em Mantena, inteior de Minas Gerais, a 55 anos atráz.

      Excluir
  2. Haha interessante, eu lembrei agora a pouco de uma história que minha mão diz ter ouvido da minha vó, sobre essa cobra, e que onde eles moravam antigamente(em uma fazenda) era comum se falar sobre isso e as mães quando estavam amamentando, realmente acreditavam e tinham muito medo dessa cobra.

    Era exatamente sobre uma cobra branca que entrava de noite pra mamar o leites das mães que estavam amamentando, colocava a cauda na boca da criança e sugava todo o leite da mãe, e pelo jeito essa história é bem comum entre o povo mais "velho", minha vó diz que quando estava amamentando, certa vez acordou no meio da noite e viu no teto da casa (aquelas casas grandes e bem antigas de madeira), uma cobra branca enrolada nas madeiras do teto, quando ela gritou e o povo da casa começou a vir a cobra fugiu '-'...
    E durante o tempo que ela amamentou sempre tinha alguém olhando enquanto ela dormia, pois não sei se é verdade ou não mas o povo realmente acreditava nisso antigamente.
    Comentar como:

    ResponderExcluir
  3. Outro link interessante sobre isso:
    http://blogdonurof.wordpress.com/2010/10/05/cobra-bebe-leite-um-pouco-mais-sobre-a-pseudoboa-nigra-a-cobra-preta/
    A lenda é bastante conhecida, mas pelo jeito... não passa de uma lenda.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Nunca tinha ouvido falar, mas muito interessante! wwww.tudoqueeunaoquerotecontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu na vila Oliveira,no bairro de Teixeira de Freitas em Niterói est. do Rio de Janeiro.O nome da mulher que deu mamá a cobra é Laurita,falecida em março de 2010.Na época,uma cabocla mandou o marido da dona Laurita, colocar ovos no cantinho do banheiro para atrair a cobra e poder mata-la.E assim foi feito.Mãe e filho eram magérrimos e cheios de cobreiros nos corpos.Tudo bem ficou depois da morte da serpente,e menino cresceu tanto,que é o mais alto da família.Se tiver alguma dúvida,a vila Oliveira está no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu e é verídico. A mulher que deu mamá a cobra, dona Laurita, morava na vila Oliveira no bairro de Teixeira de Freitas em Niterói (Rio de Janeiro). Ela e seu filho ficaram magérrimos e com cobreiro...até que uma cabloca mandou o marido da mulher atrair a cobra a noite com ovos. Assim feito, mataram a cobra e abriram a barriga dela. Foi incrível! A serpente tinha um queijo na barriga. Depois mãe e filho se recuperaram. Acho que foi bom para ele, porque cresceu tanto que ficou igual a uma cobra.

    ResponderExcluir
  7. EU JA OUVI FALAR DESTA LENDA E E MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  8. e verdade mesmo que ja quse aconte com a mulher do primo e com minha tia

    ResponderExcluir
  9. eu queria saber se realmente esta cobra mama mesmo nos seios de uma mulher que da mama.Pois eu dou de mama meu filho tem apena 2 meses e eu vi uma couba entrando embaixo da minha casa o que fazer pra nao acontecer isto?

    ResponderExcluir
  10. cobra mamando? nunca tinha ouvido falarmas hoje tirei minha duvida cobra mama kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. muitos dizem que é lenda .. mas infelismente aconteceu em minha familia ... meu pai perdeu uma irmã por causa disto ..

    ResponderExcluir
  12. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Veý...miinha avó já me contou essa história!
    Ela falou que isso aconteceu com a vizinha dela...mas eu não
    acredito nisso =D

    ResponderExcluir
  14. Véy minha avó já me contou essa história....
    ela falou que isso aconteceu com a vizinha dela,mas eu não
    acredito nisso não....acho que é só uma história "BÔBA"
    que alguém inventou para amedrontar as mães! ;P vlw....

    ResponderExcluir
  15. achei a historia mto legal mas fuja da cobra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu já desconfiava desse causo, fico feliz que alguém tenha desvendado esse "mistério".

    Tem um que meu avô sempre conta, ele diz que tem um determinado tipo de cipó na mata, que se você passar por baixo dele, você se perde...

    é uma estória e tanto...

    ResponderExcluir
  17. EU ACREDITO NESTA COBRA JÁ VI UMA NO MEIO DA ESTRADA INDO PRO NORDESTE, ELA PRIMEIRO IMOBILIZA A MULHER PARA PODER TIRAR O LEITE ! CÊ É VERDADE EU NÃO SEI MAIS SÓ SEI QUE ACREDITO

    ResponderExcluir
  18. CORRIGINDO ELA IMOBILIZA A MULHER É COMEÇA A MAMAR , EU JÁ VI ESSA COBRA QUANDO ESTAVA INDO PRO INTERIOR DO NORDESTE !

    ResponderExcluir
  19. Diz minha vo q isso q ja aconteceu com ela eu n acredito!

    ResponderExcluir
  20. Minha vó disse q isso ja aconteceu com ela... Detalhe q por aqui a lenda é de que a cobra é preta e de acordo que ela vai mamando ela vai ficando branca! Me poupe eu n acredito

    ResponderExcluir
  21. Não é lenda aconteceu com minha prima, em cruz das almas Bahia, mais só que na segunda noite meu avô viu e matou.

    ResponderExcluir
  22. Bom minha vó disse q isso aconteceu com a sogra dela e ela disse q onde ela morava no pernambuco naquela epoca era comum acontecer com as mulheres q tinham acabado de dar a luz...

    ResponderExcluir
  23. eu tambem ja ouvi falar desse causo!

    ResponderExcluir
  24. Existe sim cobra q mama,e ainda acontece.Aqui em minas amanheceram mortos ha uns tres anos atras mae e bebe,a mae tinha picadas de cobra no seio e o bebe nao tinha marca alguma,mas no laudo do legista constou veneno de cobra,vai saber neh,soh tem essa explicacao,mas pra quem nao acredita saiba q entre o céu e a terra existem coisas inimaginaveis mas reais!! Fica a dica.

    ResponderExcluir
  25. qual e o nome dessa cobra que mamar no peito

    ResponderExcluir
  26. Na década de 60, na fazenda nas rodas de causo eu escutava as historias dos antigos, as Matriarcas relatavam que tinhas uma cobra que mamava no lugar da criança eu como sempre fui curioso sempre sondava as mães amamentando para ver a cobra o que levou varias surras por ver as tetas das mulheres.
    Muçurana ou cobra preta é a dita cuja que enganas as mulheres que amamentam no ato da amamentação a mãe fica sonolenta e a cobra aproveita para roubar a refeição do bebe, ela coloca o rabo na boca da criança lógico para ao bebe dormir sugando o rabo da cobra enquanto a serpente suga todo o leite, bom não a risco de morte só o bebe que fica com fome.

    ResponderExcluir
  27. nossa vou ganhar meu bb mês q vem e me contaram essa historia nao sei se e verdade mas da medo mas deus e mais

    ResponderExcluir
  28. Minha sogra jura de pe junto que aconteceu com ela , ela amentava a cobra , e a cobra colocava a cauda na boca do bebe , como a mulher ficava sonolenta nao percebia, caxias do sul rs

    ResponderExcluir
  29. Aqui em Portugal também ha escarapões (cobras) de várias cores e que têm o mesmo tipo de comportamento com as mulheres e femeas de outras especies que amamentam

    ResponderExcluir
  30. Sim é vdd uma mulher quebrou o resguardo depois q viu a cobra mamando nela e morreu o menino foi criado pela avó, qdo se vê a cobra não pode fazer nada pois ela mata a criança!Outra foi vista na sala de outra mãe q amamentava ela foi para casa de parentes em outra cidade para não ser vítima da cobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o costume de dormir com a janela aberta e uma noite ouvi um sibilo no pé de minha janela, à qual fica encostada minha cama. Lembrei da lenda e voltei a dormir. Hoje, contando à minha mãe ela disse q com ela a cobra já vinha descendo pelos punhos da rede é um pedreiro que avisou. Ela disse que a cobra era preta

      Excluir

Obrigada pela visita!!!!